Programa Energia & Comunidades: Novo Luz para Todos
Programa de universalização do acesso à energia elétrica completou 20 anos, mas comunidades brasileiras ainda sofrem com falta de acesso a esta política pública
Em 2023, o Luz para Todos, programa de universalização do acesso à energia do Governo Federal completou 20 anos. A iniciativa já levou energia elétrica a mais de 17 milhões de pessoas, mas será que esse importante programa de eletrificação rural incorporou as distintas demandas das populações que vivem em territórios rurais e indígenas na Amazônia? Este é o tema deste episódio do Programa Energia & Comunidades.
Para muitas pessoas parece improvável que alguns lugares do Brasil ainda não têm energia elétrica. No entanto, ainda assim existem muitas localidades, principalmente na região Amazônica, sem acesso a essa política pública.
Apesar dos desafios, a implementação desse direito pode ser presenciada em muitas comunidades por meio do Programa Luz para Todos, e iniciativas de projetos como a Rede Energia & Comunidades.
Núbia Cristina Santana, coordenadora da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Amapá (CONAQ-AP), afirma que ainda falta muito para melhorar o acesso a essa política nos territórios quilombolas.
O líder indígena Lucas Tupinambá, vice-coordenador do Conselho Indígena Tupinambá (Citupi), destaca a importância da energia como ferramenta de acesso à saúde, alimentação e geração de renda.
Este episódio reúne ainda as principais ações Rede Energia & Comunidades em 2023.
Confira!